O que é um Observatório Social

O Sistema Observatório Social do Brasil é constituído por 150 Observatórios Sociais em 17 estados brasileiros, sendo que no RS temos 16 Observatórios Sociais. Somos organizações não governamentais  instituídas e mantidas pela sociedade civil, sem fins lucrativos e apartidária tendo por objetivo promover a conscientização da sociedade para o exercício da cidadania no controle social dos recursos públicos e educação cidadã e fiscal. Propomos ao poder público a adequada, legal e transparente gestão dos recursos públicos.

Diferente de outras iniciativas de controles sociais, que atuam somente denunciando erros e fraudes já ocorridas, os OSB´s agem de forma preventiva, no fluxo dos processos, agindo na maioria das vezes antes que os recursos sejam gastos, ou seja, evitando que sejam desperdiçados ou mal aplicados. Este é um trabalho inovador, pois quando se fala em controle social da gestão pública em nosso país com uma metodologia padrão aplicada em todos os OSB´s no Brasil.  O primeiro Observatório Social (OS) foi criado no ano de 2006, quando organizações da sociedade civil do município  de  Maringá, lideradas pela Associação  Comercial,  resolveram  deixar  de reclamar  da  alta  carga tributária e da corrupção para cuidar da qualidade da aplicação dos recursos públicos e criaram o primeiro OS. Em 2008 foi fundado uma organização de âmbito nacional, chamada Observatório Social do Brasil – OSB, para estimular os municípios e dar suporte na criação de seus próprios observatórios sociais. A partir da experiência de Maringá, o OSB criou um modelo padrão de OS que poderá induzir, potencializar e dinamizar, através de parcerias nacionais, estaduais e municipais, a sociedade organizada de cada município a implantar e manter o seu próprio OS. 

O Observatório Social do Brasil – Gravataí e Glorinha (OSBG) foi fundado em 07 abril de 2016 e sempre primando pelo bom senso, ética, isenção, imparcialidade, impessoalidade, equidade e  transparência, sendo uma organização da sociedade civil comprometida com os princípios, valores e diretrizes que norteiam nossas ações e metodologias de controle social.

Em nosso planejamento estratégico 2021-2025 temos como visão sermos reconhecidos como agentes de transformação, pelo controle social, cidadania e educação social, alinhados com nossa missão, visão e princípios pela transparência de nossas ações,  seguindo as diretrizes da filosofia e a metodologia padronizada pelo Sistema Observatório Social do Brasil. 

Em 2021 estamos ampliando as ações de controle social, cidadania e educação fiscal, onde a participação dos conselheiros, mantenedores, voluntários, contribuintes e apoiadores são fundamentais para o cumprimento dos nossos objetivos estratégicos com sustentabilidade e perenidade.

 

ObservatórioSocial de Gravataí e Glorinha

O Observatório Social de Gravataí e Glorinha é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, que faz parte da rede nacional do Observatório Social do Brasil. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Adolfo Inácio de Barcelos, 351 - Centro - Gravataí - RS
CEP: 94010-200
Telefone: (51) 9 9858-9026
E-mail: gravatai.glorinha@osbrasil.org.br