5º Congresso Pacto pelo Brasil

05 de julho de 2019 16:37

5º Congresso Pacto pelo Brasil – Veja como foi o evento:

➡️ Com a temática “GESTÃO INTELIGENTE DE CIDADES”

Foram 4 semanas de programação e, em razão de ser uma proposta de alta relevância em soluções inteligentes para cidades, o Sistema OSB, atento ao momento social e frente ao combate à pandemia em todo o mundo, manteve a edição 2021 em ambiente virtual para que o debate de temas tão prementes para o Brasil e a colaboração desta agenda possam ser mantidas em prol da eficiência, da inovação e da integridade em nossas cidades, tudo sempre ao vivo no Youtube @OSdoBrasil.

Todos os paineis podem ser vistos no nosso canal do YouTube. Confira aqui! 5º Congresso Pacto pelo Brasil 2021 – Gestão Inteligente de Cidades – YouTube

O CONGRESSO

O Congresso Pacto Pelo Brasil é um evento de projeção nacional que reúne integrantes de observatórios sociais do Brasil, especialistas, agentes governamentais, empresários e organizações sociais em painéis temáticos para abordar assuntos relacionados à qualidade na aplicação dos recursos públicos, transparência, controle social, integridade e políticas de compliance, propondo metas e estratégias que possam gerar uma agenda positiva facilitadora da ampliação da transparência, da qualidade na aplicação dos recursos públicos e do enfrentamento à corrupção.

PACTO PELO BRASIL

O Pacto Pelo Brasil é resultado do movimento Brasil Área Livre de Corrupção, lançado pelo OSB em 2015, durante o 6º ENOS realizado em Brasília. A iniciativa visa, com ações integradas e coordenadas de todos os segmentos da sociedade, a construção de uma agenda positiva nacional que direcione ações para erradicação da corrupção no país.

A proposta é que cada cidadão e cada organização possa, de alguma forma, registrar qual ação realizará para contribuir para um Brasil melhor, começando pela rua, bairro, cidade onde mora, local em que estuda, empresa onde trabalha. “A ideia, desde então, é que os cidadãos e as organizações públicas ou privadas desenvolvam ações de cidadania com o objetivo de se transformar em um exemplo de área livre de corrupção”, afirma Ney Ribas presidente do Sistema OSB.

Observatório Social do Brasil

Um Observatório Social do Brasil é um espaço para o exercício da cidadania, que tem como objetivo contribuir para a eficiência da gestão pública. Cada Observatório Social do Brasil é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude e entregam-se à causa da justiça social.

O Observatório Social do Brasil (OSB) nacional é o gestor desse sistema que já é a maior rede de controle social da sociedade civil, com cerca de 1.200 entidades apoiadoras do trabalho dos mais de 3.500 voluntários e técnicos, em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos.

Os Observatórios Sociais do Brasil primam pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das licitações e dos indicadores sociais do município, com base na execução orçamentária.

Com sede em Curitiba, o OSB atua em todo o território nacional: já são mais de 150 observatórios em atividade, em 17 estados. Graças ao envolvimento dos seus voluntários e técnicos, entre 2014 e 2021, o Observatório Social do Brasil estima ter evitado o desvio ou o desperdício de mais de R$ 4 bilhões de reais.

ObservatórioSocial de Gravataí e Glorinha

O Observatório Social de Gravataí e Glorinha é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, que faz parte da rede nacional do Observatório Social do Brasil. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Adolfo Inácio de Barcelos, 351 - Centro - Gravataí - RS
CEP: 94010-200
Telefone: (51) 9 9858-9026
E-mail: gravatai.glorinha@osbrasil.org.br